Páginas

Bloguinho da Lyriel Bloguinho da Lyriel Bloguinho da Lyriel Bloguinho da Lyriel Bloguinho da Lyriel Bloguinho da Lyriel

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Lyriel completa um ano e meio - 12/11/10



Hoje a protagonista de nossas vidas, nossa estrelinha, completa um ano e seis meses. Nossa! Parece que foi ontem que estavávamos na maternidade, acalentando aquela  bonequinha rosadinha pela primeira vez e todos babando...

Então vou relacionar algumas das coisas que realiza, em síntese: 

Fala todas as coisas, do jeitinho dela, mas fala, porém muitas palavras diz corretamente. Palavras com plural, no diminutivo, com duas ou três sílabas. Geralmente o 'f' pronuncia com 'p' ou 'b'. Por exemplo, a palavra 'fez' pronuncia 'pez'. É lindo! Vejo muitas crianças de até dois anos que não falam tanto assim. Fico feliz pela sua desenvoltura. Sou mesmo uma mãe coruja! Ela até já agradece quando recebe alguma coisa. Ela fala assim: 'bigada'.
Também tem noções de quente e frio, ou quente e gelado. Por exemplo, quando estamos na sacada e sopra o vento ela diz 'pio' para dizer que está frio. E um leitinho quente ela diz 'quiiiinque'. Quando põe a mão no chão, ela diz 'ado' para dizer gelado.
Longe e perto também já discerni.
Sabe identificar a dor, quando algo a incomoda ou machuca, imediatamente ela diz 'dói', com denguinho.
Simplesmente, ela sabe tudo. Todos os objetos, móveis, brinquedos e bichinhos. Ela gosta muito de assistir a filminhos, então quando deseja vai no  aparelho de dvd e o liga, vai até a tv e também a aciona. É uma onda, a vovó Fan se enrola e ela não! (risos)
Algumas personagens já reconhece. A Barbie, que chama de 'Bábi', o Bob Esponja, que chama de Bob mesmo, o Júlio do Cocoricó, que chama de 'Úlio'  e Cocoricó de 'Coquicó'. Ela ama a Galinha Pintadinha, que chama de 'Gainha'.
Acho impressionante quando estamos assistindo ao jornal, quando a câmera do helicóptero faz uma imagem panorâmica. Ela não está vendo o helicóptero, mas fala imediatamente 'copcó', aí penso como identifica que aquela imagem é do alto, pela tv.

Pipoca no nariz? - 10/11/10

Travessura? Mais que isso! A Lyriel, ela, não sei, não! Essa menina está merecendo uma palmadinha...(risos) Ah, e por falar nisso, depois vou comentar sobre "A Lei da Palmada". Mas, vamos adiante.
Hoje, coloquei a Lyriel sentadinha no sofá, enquanto escrevia na mesa, ao lado. De repente, olhei para ela e a vi mexendo no nariz, estava com o dedinho indicador no nariz, sem tirá-lo de lá. Então, corri e pedi para que não fizesse aquilo, que não era correto. Limpei o narizinho que estava todo sujo de óleo da pipoca. Retornei ao meu lugar. Ao olhar para o sofá novamente, percebi que ela ainda mexia no nariz. Aí, fui para perto e vi um carocinho de milho da pipoca que não estourou caído no sofá. Foi então que minha mente processou, a Lyriel pôs milho no nariz. Pedi para que levantasse a cabeça. Eu vi, estava lá um caroço bem no início. Olhei a outra narina e percebi que não havia milho nele. Fechei essa narina, e pedi que assoasse. Fiz o gesto para que compreendesse como fazer também. A sorte é que a menina é muito esperta e entendeu a mensagem. Na terceira tentativa, o carocinho voou lá. Meu Deus, como pode? Para colocar um carocinho na narina, com um orifício tão pequeno é preciso ter habilidade e ela conseguiu essa façana duas vezes. Sim, porque, quando eu pensei que o pesadelo havia acabado, percebo que ela ainda está lá com o dedinho no nariz, incomodada com algo. Decidi deitá-la no trocador, na claridade. Foi assim que descobri que tinha outro lá dentro, este mais profundo, só vi uma meia-lua do milho. Imediatamente, já me arrumei e vesti-a.  E ,antes de sairmos, tentei mais algumas vezes a mesma tática. E, graças a Deus, também saiu. Caiu no chão o carocinho. Mesmo assim, saimos para o hospital, pois se foi possível que colocasse dois, por que não poderia haver um terceiro? Porém, lá, o médico constatou, após examiná-la, que não havia mais nada. Ufa!
Bem, espero que não faça mais isso. Cuidado agora redobrado! 

Bom dia! Boa noite! - 09/11/10


"Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça. É ela, a Lilica, que vem e que passa"...


É, a Lyriel já diz 'bom dio' e 'boa donthe'. É tão fofinho! Vou morder, meu Deus! 
Também quando acorda, me chama 'mamãe, codou!'. Ela quer dizer 'mamãe, acordei'.
 
Aniversário da vovó Pan pan - 06/11/10

Minha vovó Pan pan e eu
Dia muito especial para todos nós, a vovó Fan aniversaria. Que o céu inteiro se rejubile! Pois,  só temos a agradecer ao Senhor pelo dom de sua vida. A vovó é uma pessoa  maravilhosa, generosa, carinhosa com todas as crianças. Imagine, então, com a Lilica? Meu Deus! É um chamego só! Eu tenho que estar controlando, pois se deixar ela compra tudo o que vê para a pequena.
Sem tempo, não fizemos bolo, mas Jefferson trouxe um bolinho da padaria e cantamos os parabéns.

Parabéns, vovó, o chantily estava uma delícia!

"Muito obrigada, meu Senhor, pela vida da minha mãe. Tão presente, auxiliando-nos em tudo. Ela é um milagre. Venceu muitos obstáculos e hoje está aqui conosco, firme e forte, graças à tua infinita misericórdia". 

Mamãe, dói! - 05/11/10 

Hoje fomos surpreendidos com a Lyriel febril. Isso já era umas 20h. O papai tinha acabado de chegar do trabalho. Foi ele quem percebeu que, ao acordar, a menina estava naquele estado. Arrumamo-nos e partimos para o hospital. Às 18h, ela apresentou realmente um vermelhidão no olhinho e disse "dói".
Ao chegarmos lá, a pediatra passou um remedinho para o resfriado, pois apresentou sintomas, porém encaminhou para um oftalmologista, já que o olhinho estava muito irritado. Então, seguimos para outra clínica. 
Foi constatado conjuntivite viral. Lavar o olhinho de hora em hora com soro gelado. Esse foi o tratamento indicado pela oftalmo de plantão. 
Bem, no dia seguinte, pela tarde, já estava ótima, graças a Deus.

Consulta de rotina pediátrica - 03/11/10

Está tudo bem com a nossa estrelinha Lilica, graças a Deus! Cresceu tanto esses últimos tempos! Está comprida (risos). Deixou de ser "rechonchuda". Ela completará um ano e meio dia doze ainda e já está com 82cm.

Dr. Gaspari falou que ela está bem, e está crescendo muito rápido, mas dentro da normalidade. Admirou-se pelo fato da neném falar tudo explicadinho. 
Mesmo com todas as evoluções, existe algo em que a pequena não evolui: no temperamento. A 'brabeza' faz parte de sua vida e é difícil de contornar.  Ela gosta do médico, chama de 'Dr. Gapgá', mas não aceita aproximação. Esse negócio de medir e pesar, abrir a boquinha pra se averiguar a gargantinha e ser escutada pelo estetoscópio, não é com ela. Mas depois, todo o choro passa e faz as pazes de novo com o pediatra. Nosso Papai do Céu providenciou um excelente pediatra para a Lyriel. Ele é maravilhoso, tem delicadeza ao examinar, diferente de todos os que já passamos, quando é preciso ir à emergência. O papai, Jefferson, sempre diz que existem pessoas que nascem para exercer certas profissões, no caso de Dr. Gaspari, nasceu mesmo para ser pediatra. Até os remédios que passa, são extremamente eficazes. 

Pedido de Demissão

Nenhum comentário:

Postar um comentário